Curiosidades sobre o espirro #ATCHIM

“Algumas culturas acreditavam que o espirro era um mau presságio.”

“Tibério, o Imperador, que viveu na era de Cristo, tinha o costume de abençoar espirros.”

“Na Noruega, quando uma pessoa doente espirrava, acreditavam que era sinal de que ela não morreria.

São muitas as crenças acerca do espirro, que vão de sinais de Deus, confirmações Divinas até maus presságios, acreditando até que espirros fossem a cura de soluços. Mas afinal de contas, o que seria o espirro?
O espirro é a expulsão de ar de forma violenta pelo nariz, com o objetivo de eliminar alguma partícula estranha e irritante, e até mesmo microrganismos. Portanto, o espirro é um mecanismo de defesa do organismo.


A velocidade do espirro pode chegar até 160 km/h, por causa dessa velocidade e da quantidade de micro-organismos presentes no muco, muitas doenças são transmitidas pelo espirro, entre elas a gripe e o resfriado comum.Não é aconselhável segurar um espirro, pois a pressão provocada no ouvido e nas via aéreas superiores é tão forte que pode causar vários problemas, como vertigens, surdez e até ruptura do tímpano.


Sobre o reflexo do espirro, os nervos dos olhos e do nariz estão muito próximos e alguns possuem atividades relacionadas, portanto, quando um estimulado, o outro reage com algum tipo de estímulo, por isso que os olhos se fecham quando espirramos.
É muito semelhante ao reflexo da tosse. Quando há o estímulo nas vias aéreas superiores por alguma substância estranha ou irritação, as vias aéreas enviam impulsos nervosos para o bulbo, passando pelos nervos vagos. A partir dos eventos nos circuitos neuronais, uma sequência de eventos ocorre. A úvula é deprimida para que grandes quantidades de ar passem para o nariz de forma rápida, para que possa eliminar partículas estranhas limpando o nariz.

O espirro normalmente é provocado por substâncias como poeira, grãos de pólen, pêlos, entre outras partículas que causam alergias.
Durante um espirro, cerca de 40.000 gotículas (infecciosas, se você estiver doente) são expelidas, cujo diâmetro varia de 0.5 a 5 µm.

Aposto que depois dessa postagem, seu nariz irá coçar por um "Atchim!".