1- A Terra não é redonda
A Terra é uma esfera, mas devido a suas forças gravitacionais não é um círculo perfeito. O raio polar da Terra é 3,949.99 quilômetros, enquanto seu raio Equatorial é 3,963.34 quilômetros. A imagem mostra o quanto a Terra é irregular, muito diferente da ideia de um planeta redondo, quando na verdade o planeta é irregular e achatado nos pólos; os cientistas chamam de geoide ao formato real do nosso planeta.
-
2- O nome "Terra" vem do anglo-saxões
Cada planeta no nosso sistema solar tem o nome de um deus grego ou romano, exceto o nosso. A palavra Terra vem da palavra anglo-saxónica Erda, que significa "terra" ou "solo". Ironicamente, o planeta é coberto por 71% de água - o único planeta que conhecemos no universo inteiro para ter este precioso líquido em forma líquida.
-
3- Não há 24 horas em um dia
Muitas vezes as pessoas dizem que não há horas suficientes em um dia, e eles estão certos - nem mesmo 24. Isso mesmo, o tempo real que o planeta leva para girar sobre seu próprio eixo é de 23 horas 56 minutos e 4 segundos. Isso é chamado de dia sideral. No dia solar, o tempo que o Sol leva para voltar ao mesmo local no meridiano, varia tanto quanto 16 minutos ao longo do ano, devido à sua posição na órbita.
-
4- A Terra é o único planeta estudado que possui Placas Tectônicas
A Terra é composta por placas que se movem em diferentes direções, cerca de até 4 centímetros por ano. Quando uma se choca com a outra, as montanhas nascem podendo também causar terremotos e vulcões.
-
5- A Terra tinha um planeta gêmeo chamado Theia
Os cientistas acreditam que não estávamos sozinhos em nossa órbita em torno do Sol - tínhamos um planeta "gêmeo" que chamamos de Theia, que era do tamanho de Marte e foi 60 graus ou na frente ou atrás da nossa grande bola azuk. Uma tarde, cerca de 4533 milhões anos atrás, Theia colidiu com a Terra e a maior parte do planeta foi absorvida, mas um pedaço grande explodiu e combinado com materiais de nosso planeta foi criada a lua. Por que acham que isso? É porque a nossa Lua é extraordinariamente grande para um planeta do tamanho do nosso, e tem isótopos metálicas semelhantes às da Terra.
-
6- Órbita da misteriosa Lua (quase) perfeita
Falando da Lua (e que é o seu nome oficial) uma coisa é certa: não é feita de queijo. Fora isso, há algumas coisas que não sabemos. Por exemplo, sua órbita é quase perfeitamente circular. A Lua está coberta com uma poeira que estranhamente cheira a pólvora, mesmo eles sendo materiais completamente diferentes. Além disso, é uma coincidência incrível que a distância entre o Sol e a Lua os deixam aparentemente do mesmo tamanho no céu.
-
7- Os oceanos são mais de 90% inexplorados
Nós mal começamos a visitar a profundidade dos nossos vastos oceanos. De fato, menos de 10% das águas profundas foram exploradas. Embora tenhamos identificado 212.906 espécies marinhas, há possivelmente cerca de 25 milhões a mais do que nós sabemos. De repente, a história do monstro de Lago Ness não parece tão absurda.
-
8- Temperatura mais baixa: -128,6 F
Enquanto o lugar mais frio da Terra é a Antártica (-100 graus F), o local mais frio foi gravado em 21 de julho 1983, na Estação Vostok localizada na Antártica, onde os sensores registraram -128,6 graus F. E o ponto mais quente registrado? Em 13 de setembro de 1922 em El Azizia na Líbia, foram registrados 136 graus F.
-
9- O ponto mais alto na terra não é o Monte Everest
Verdade, o Monte Everest está a 29.035 pés acima do nível do mar e é uma das montanhas mais famosas do mundo. No entanto, considerando o fato de que agora sabemos que a Terra não é redonda, alguma coisa ao longo do equador é um pouco mais perto das estrelas. Isto significa que apesar do Monte Chimborazo no Equador estar a apenas 20.564 pés acima do nível do mar, o fato da Terra não ser redonda o torna tecnicamente mais longe do centro da Terra (ou seja, "superior") que o Everest por 1,5 km!