Anunciado um gel que consegue conter o sangramento

sangue
O sangue é um tecido conjuntivo líquido produzido na medula óssea vermelha, que é transportado através do sistema circulatório dos vertebrados e invertebrados, incluindo, veias, artérias e capilares, tendo como função o transporte de substâncias (nutrientes, oxigênio, etc.) necessárias para a manutenção da vida e, é composto basicamente por plasma, hemácias, leucócitos e plaquetas.


As plaquetas, por sua vez, são fragmentos de células e, realizam um importante processo chamado de coagulação, evitando assim a perda excessiva de sangue através da interposição de um tampão plaquetário. É aí que entra a novidade.
No dia 21 de Março, dois estudantes da Universidade de Nova Iorque, anunciaram a criação de um gel, que pode facilitar a vida dos profissionais de saúde e tanto. De acordo com os dados experimentais dos estudantes, talvez aquele monte de gaze em cima de um paciente enfrentando um grave sangramento pode não ser mais necessário. Tudo poderá ser resolvido com a aplicação do gel. A invenção é chamada de Veti-gel que é capaz de estancar qualquer tipo de sangramento, inclusive os mais intensos e perigosos, criando uma espécie de cola que dá liga entre tecidos conjuntivos superficiais.
Os estudantes Joe Landolina e Isaac Miller, responsáveis pela invenção, dizem que é como se o corpo pedisse para parar a hemorragia e que não existe uma maneira inteiramente rápida de se estancar sangramentos. As aplicações do Veti-gel não param por aí, além de estancar graves sangramentos, é possível fechar cortes e curar feridas com eficácia.
Logicamente, diversos testes devem ainda ser feitos no produto, para averiguar as chances de contaminação, rejeição e resposta a aplicação do gel. Mas fica claro, que temos um importante aliado na saúde, juntamente com a ação natural das plaquetas.
O vídeo abaixo representa a atuação do gel em uma amostra de carne suína: