Imagine um sala completamente isolada do mundo exterior, com paredes metálicas e revestidas com material que garante uma absorção quase total de ruídos, gerando um silêncio absoluto. A Câmara Anecóica (an-echoic, sem eco) na verdade é um laboratório especialmente desenvolvido para simular um espaço aberto de dimensão infinita, com o intuito de minimizar ruídos precedentes do exterior, utilizada principalmente para realizar medições de áudio extremamente sensíveis. Além do isolamento sonoro, o ambiente também possui um isolamento eletromagnético, permitindo o teste de antenas, radares e outros equipamentos sem nenhum tipo de interferência externa.
No vídeo abaixo você pode conferir (em inglês) testes realizados no iPhone 4 na câmara anecóica da empresa Apple:
Abaixo, a imagem da esquerda representa o material usado para revestir a câmara, e a imagem da direita justifica o seu formato piramidal:
Relatos afirmam que a sensação de entrar em uma sala anecóica é um tanto perturbadora. Após o choque inicial, é possível ouvir as batidas do coração. Em alguns minutos, pode-se ouvir o sangue bombeando nos vasos sanguíneos e o ar entrando e saindo dos pulmões. A exposição excessiva ao pode gerar tonturas, falta de equilíbrio, alucinações sonoras e até perda da consciência.
Assim, acredita-se que a ausência de referência sonoras, durante muito tempo, pode desorientar pessoas mais suscetíveis.
Se quiser mais informações sobre os testes realizados na câmara da Apple, clique aqui.